A situação da operadora de plano de saúde Unimed Maceió tem deixado os associados preocupados. Nos últimos tempos, observamos uma queda na qualidade dos serviços oferecidos pela Unimed Maceió, uma situação que se agravou significativamente em 2024.
Inicialmente, tivemos o descredenciamento da Santa Casa de Misericórdia para exames de imagem, do Hospital de Olhos Santa Luzia e do Laboratório Proclínico (mantido atualmente por força de liminar até o dia 30/11/2024). O mesmo ocorreu em Arapiraca. Houve também uma tentativa malsucedida de exigir a presença física dos usuários em seus laboratórios para transcrição das guias, medida que foi reconsiderada.
Na última sexta-feira (02/08), fomos surpreendidos com o comunicado da rescisão do contrato entre o Hospital Memorial Arthur Ramos e a Unimed. Embora a rescisão tenha sido por iniciativa do HMAR, a Rede D’Or, gestora da Unidade, por meio de nota à imprensa, informou que a medida foi tomada após meses de inadimplência por parte da Unimed, inviabilizando o atendimento dos beneficiários da operadora de saúde.
O Hospital ainda informou que ao longo dos últimos 12 meses, buscou, exaustivamente, alternativas e propostas de saneamento das enormes pendências financeiras que permitissem a continuidade do atendimento, mas que não foi possível chegar a um acordo.
Já era difícil encontrar médicos cooperados em algumas especialidades ou agendar consultas, e agora teremos provavelmente dificuldades em atendimentos de urgência/emergência, internação hospitalar, cirurgias e outros procedimentos. As opções oferecidas pela Unimed para esses atendimentos (Santa Casa, MedRadius, Veredas e Hospital Unimed) já não atendem à demanda atual, o que será ainda mais problemático com o descredenciamento do Hospital Arthur Ramos.
Estamos colhendo propostas de outras operadoras de plano de saúde para uma análise técnica/financeira, com o intuito de apresentar aos associados para deliberação.
Neste momento, informamos que o PRO-TRT19 tem como prioridade acompanhar o caso e que manterá todos os associados cientes sobre cada novidade.
Atenciosamente,