O câncer de intestino, também chamado de colorretal ou do cólon e reto, abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), no reto (final do intestino) e no ânus.
Os sinais e sintomas mais comuns são:
Presença de sangue nas fezes, dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração, alteração no ritmo intestinal como diarreia ou constipação, emagrecimento rápido e não intencional, além de anemia, cansaço e fraqueza.
Segundo o INCA, os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são: idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável, pobre em fibras e consumo de alimentos ultraprocessados.
Prevenção
1) Consultar-se regularmente e realizar exames preventivos é essencial para prevenir complicações e descobrir doenças precocemente.
2) Alimentos ricos em fibra são importantes na prevenção do câncer, principalmente porque regulam o funcionamento do intestino, diminuindo o tempo de contato de substâncias que causam câncer com as paredes intestinais.
3) A prática de uma atividade física, a eliminação do tabagismo e a ingestão moderada de álcool são importantes ações que contribuem para o não surgimento de variados tipos de câncer.