O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, causam dependência e aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis (DNCT).
Além de ser uma doença, o tabagismo é importante fator de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares e respiratórias, e está associado ao desenvolvimento de outras enfermidades, como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose e catarata, entre outras.
O tabagismo passivo, que é a exposição à fumaça exalada pelos fumantes e por produtos de tabaco durante a sua queima, está correlacionado ao desenvolvimento de doenças e agravos à saúde, mesmo para quem não fuma.
Sempre é tempo de parar
Parar de fumar sempre vale a pena e só traz benefícios para a saúde. A cada 20 minutos após parar de fumar, por exemplo, a pressão sanguínea volta ao normal. Depois de duas horas não há mais nicotina no sangue. Em oito horas sem cigarro, o nível do oxigênio do sangue volta ao normal e após 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças.