26/04 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Pressão Arterial

A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença.

A hipertensão é uma das principais causas de morte no Brasil. Cerca de 24% dos brasileiros com mais de 18 anos possuem pressão alta. Para quem tem mais de 60 anos e menos de 65 a proporção chega a 47% e atinge pelo menos seis a cada dez pessoas com mais de 75 anos.

A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número refere-se à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

Hipertensão arterial: hábitos saudáveis ajudam na prevenção e no controle da doença.

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. Adquirir hábitos saudáveis é mais que necessário para prevenir hipertensão.

Praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, controlar o diabetes e diminuir o estresse do dia a dia são fundamentais.

Felizmente, a pressão alta é fácil de detectar e tratar. Em alguns casos, é possível controlar a pressão arterial em uma faixa normal sem medicação, simplesmente adotando mudanças básicas de hábitos:

• Manter o peso adequado e cuidar da alimentação
• Não abusar do sal, procurando outros temperos para ressaltar o sabor dos alimentos
• Praticar atividades físicas regularmente
• Curtir momentos de lazer e de bem-estar, seja sozinho ou entre amigos e familiares
• Evitar alimentos gordurosos
• Evitar o tabagismo e moderar o consumo de álcool
• Procurar se afastar de situações conflitantes ou que envolvam estresse diário

Por isso, a mudança de hábitos cotidianos é o melhor remédio. Um deles passa pela alimentação, como reduzir a quantidade de sal nos alimentos e consumir diariamente frutas, legumes e hortaliças, eliminando do cardápio alimentos chamados de ultraprocessados, como embutidos, por exemplo. Não fumar e beber com moderação são outras iniciativas. Praticar atividade física regularmente também auxilia na prevenção e controle da pressão arterial.