6 dicas para curtir o Carnaval com saúde
1 – Em primeiro lugar: hidrate-se!
A água é o ponto principal da sua preparação. Na maioria das vezes, o Carnaval acontece em um período de muito calor. Só isso já seria motivo suficiente para você precisar redobrar os cuidados com a hidratação.
2 – Folião de barriga vazia não para em pé!
É inevitável não se deparar com as barraquinhas de lanches nos arredores da folia. Acontece que apesar de práticas, as comidas de rua podem oferecem riscos de intoxicação alimentar. Geralmente os lanches servidos são feitos à base de alimentos ultraprocessados, como salsicha, presunto, congelados, etc. Prefira comidas leves para não atrapalhar a digestão e dê preferência a alimentos ricos em fibra para garantir maior saciedade ao longo do dia.
3 – Mas depois de comer, é hora de parar um pouco.
Agora que você já está de barriga cheia, seu corpo precisa de um descanso para não sentir nenhum desconforto na folia. Mesmo depois de refeições leves, o ideal é esperar uns 30 minutos para entrar na agitação novamente.
4 – Um boa noite de sono pode salvar o seu dia.
Pode parecer estranho falar em dormir em pleno carnaval, mas uma boa noite de sono é fundamental para garantir a energia do dia seguinte e o seu bem-estar geral. Afinal, após um dia repleto de atividades o corpo precisa de repouso para voltar a funcionar bem pela manhã.
5 – Não exagere nas bebidas alcoólicas.
Tudo em excesso faz mal ao corpo, principalmente quando falamos em bebidas alcoólicas. Não é preciso deixar de tomar cerveja ou algum drinque no carnaval, porém, é importante não misturar os tipos de bebidas e, além disso, saber dosar a medida certa.
E lembre-se, se Beber, não Dirija!
6 – Não economize no protetor solar.
Nada de aproveitar os bloquinhos ao ar livre e praia sem protetor solar. Ele protege contra câncer de pele, envelhecimento prematuro da pele e queimaduras de sol — que podem acabar com a sua festa. Já pensou em virar um pimentão e ficar todo ardida em pleno carnaval?
Para garantir que você não irá se queimar em locais inusitados, como nos pés, orelhas, pescoço, tire um tempinho do seu dia para cobrir todo o seu corpo com protetor solar. Além disso, reaplique-o ao longo do dia. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)3 recomenda utilizar um produto com Fator de Proteção Solar (FPS) 30 ou mais. Lembre-se que se cair na água (mar, cachoeira, chuveirão), é importante reaplicar.