Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina
A campanha novembro azul surgiu com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde. Apesar da campanha ter começado no Brasil com uma abordagem muito centrada na questão do câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.
Os homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres no Brasil
Na grande maioria dos casos, os homens só procuram os serviços de saúde quando o problema já está instalado. Alguns motivos que explicam maior negligência masculina com a saúde incluem os fatores culturais, que levam à masculinidade tóxica. Com isso, o homem pode se achar mais forte, que não adoece e não pode demonstrar sinais de fraqueza.
Não é apenas a próstata e nem o câncer de próstata que exigem maior atenção. As taxas de doenças cardíacas, diabetes, suicídios e, inclusive, mortes violentas, como acidentes de trânsito, são maiores entre os homens. Eles também abusam mais álcool e drogas.
Assim, além de fazermos a nossa parte, vamos estimular nossos pais, irmãos, esposos, companheiros e outros a procurarem não só o urologista, mas cuidar da saúde como um todo!