Quando adultos, paramos de crescer. Assim, a atenção precisa ser direcionada para o controle de peso.
O corpo precisa manter uma proporção adequada entre peso e altura, tanto para evitar doenças ou complicações, como para garantir uma melhor qualidade de vida.
Quanto mais envelhecemos, mais lento fica nosso metabolismo. Por isso, a tendência é que, com o passar dos anos, o corpo vá estocando mais gordura, o que leva ao aumento do peso.
Cuidar da alimentação e da rotina de vida, incluindo prática de exercícios físicos regulares, é muito importante para conseguir envelhecer com saúde.
Não existe somente uma maneira de calcular a proporção ideal de peso e altura, já que outros fatores podem influenciar, como estrutura óssea, muscular, entre outros. Assim, duas pessoas com a mesma idade, com peso e altura semelhantes, podem apresentar corpos completamente diferentes.
Vamos apresentar abaixo a fórmula mais conhecida para encontrar seu peso ideal, conforme a altura. É importante, no entanto, que você não tome nenhuma atitude com base no que for apresentado aqui. Lembre-se sempre de consultar um médico especializado.
O Índice de Massa Corporal (IMC).
Com o valor do IMC, é possível dizer se uma pessoa sofre de obesidade ou se está muito abaixo do peso.
O índice é aplicável para adultos entre 20 e 64 anos e não deve ser considerado para avaliação de gestantes ou mulheres em fase de amamentação.
Para calcular, você deve elevar o valor da estatura ao quadrado. Depois, divida o peso pelo resultado da multiplicação.
Para uma pessoa com estatura de 1,70m e peso 65 kg, ficaria assim:
IMC = 65 / (1,7 x 1,7)
IMC = 22,5
Para mulheres, o índice ideal deve ficar entre 19 e 24. Para os homens, entre 19 e 25.
Confira a tabela com a classificação e os riscos relacionados a cada valor de IMC: