Principais fatores de risco e sinais de alerta

01) Transtornos mentais: Você sabia que praticamente todas as pessoas que cometeram suicídio apresentavam pelo menos um transtorno psiquiátrico? Pessoas com depressão transtorno bipolar, transtorno relacionados ao auso de drogas lícitas ou ilícitas, esquizofrenia e transtorno de personalidade fazem parte do grupo de risco. Dessa forma, a identificação e o tratamento dos transtornos mentais estão entre os principais fatores de proteção na prevenção do suicídio.

02) Histórico pessoal: Tentativa prévia é o principal fator de risco para o suicídio. Indivíduos que já tentaram o suicídio Têm de cinco a seis vezes chances de tentar novamente.

03) Ideação suicida: Comentários que demonstrem desespero, desesperança e desamparo podem ser manifestação de uma ideação suicida. Atenção a expressões como “eu não deveria ter nascido”, caso não nos encontremos de novo”, eu preferia estar morto” – são sinais de alerta.

04) Fatores estressores crônicos e recentes: Eventos estressores significativos, como separação conjugal, migração ou perda de pessoa próxima, além daqueles que levem a prejuízo econômico e social, como falência e perda do emprego, estão associados ao surgimento de pensamentos suicidas.
(continua amanhã)