O que é a síndrome de burnout?
É um transtorno psíquico que pode combinar sintomas de depressão, ansiedade e/ou síndrome do pânico. A diferença é que a causa está diretamente relacionada ao ambiente profissional: é o ponto máximo do estresse e esgotamento mental nele.
Quando cansaço e mal-estar não passam nunca e impedem, ou atrapalham, nossas atividades profissionais, é preciso ficar atento aos sinais de um possível esgotamento.
É importante entender e saber reconhecer a síndrome de burnout para evitar chegar a esse ponto e também para ajudar colegas numa situação de risco.
As principais características são:
• Sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia
• Visão negativa e pessimista em relação ao próprio trabalho
• Redução da eficácia profissional
Somam-se a isso outros sintomas físicos e comportamentais, como dores de cabeça frequentes, dores musculares, falta de apetite, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, depressão, apatia, ansiedade e irritabilidade.
Se não for tratada, pode evoluir para doenças como hipertensão, problemas cardíacos e gastrointestinais, além de depressão profunda e alcoolismo.
Quando sentir esses sintomas, não hesite em procurar a ajuda profissional de um médico ou psicólogo. Sua saúde mental é coisa séria e precisa ser prioridade!