A importância de promover exames preventivos para HOMENS
De acordo com dados do Ministério da Saúde, nosso sistema de saúde realiza seis vezes menos exames preventivos para homens do que para mulheres.
Além de fumar e beber em maior quantidade, apresentar hábitos mais sedentários e mais sobrepeso de maneira geral, os homens se expõem a mais riscos e costumam negar os processos de adoecimento devido a uma série de questões culturais e comportamentais.
Como consequência disso, sua expectativa de vida é cerca de sete anos inferior à das mulheres!
PRINCIPAIS EXAMES PREVENTIVOS PARA HOMENS
Exame de próstata
Os exames indicados são o toque retal e a medida sanguínea do PSA (antígeno específico da próstata). Se houver histórico na família, os exames devem ser realizados a partir dos 45 anos e 50 anos sem histórico, de forma anual.
Colonoscopia
Além de detectar câncer no reto ou no intestino grosso, é utilizado também para o diagnóstico de doença inflamatória intestinal e outras patologias.
Deve ser feito a partir dos 50 anos de idade, a cada cinco anos.
Exames de Sangue de Rotina
Com os exames de sangue, conseguimos medir os níveis de creatinina, uréia, colesterol, triglicérides e glicemia, e através deles detectar problemas em diversos órgãos do nosso corpo.
Exames cardiovasculares
A partir dos 40 anos, se houver suspeitas de algum problema cardiovascular ou histórico familiar, é indicado um check-up completo para avaliar os fatores de risco relacionados com problemas cardíacos e circulatórios.
Mas lembrem-se, o mais importante é comparecer regularmente às consultas médicas. Os médicos podem solicitar outros exames necessários para o monitoramento da sua saúde!